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Artigos e Dicas

03/04/2014 Comente agora 6.386 Visualizações
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A importância das atividades físicas para a saúde do coração.

O sistema cardiovascular de uma pessoa que pratica atividade física tem um comportamento melhor do que uma pessoa sedentária, incentivo esta atitude. Esta prática melhora os parâmetros metabólicos do organismo como a redução do colesterol ruim (o LDL), aumenta o bom colesterol (HDL) e também tem efeitos sobre a glicemia e metabolismo do cálcio.

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Mas os benefícios da atividade física não param por ai, a liberação de endorfinas proporciona nítido bem-estar aos praticantes, com melhora da sua qualidade de vida. Garante mais alegria, qualidade de sono, além da melhora da autoestima, pois reduz a gordura corporal e aumenta a massa magra, ou seja, os músculos.

Importante ressaltar que cada indivíduo deve praticar atividade física respeitando suas limitações e seus problemas de saúde. Os portadores de hipertensão e doença coronária (entupimento das artérias do coração por gordura), por exemplo, deverão praticar atividade física no período da tarde, sempre após prévia sessão de alongamento e relaxamento – que deverá ser repetida após o término do exercício. A prescrição dos exercícios e a sua intensidade precisam ser acompanhados por um médico assistente. O exercício físico deve ser individualizado e suas referências são os seus números dentro de uma programação efetiva, ou seja, ela tem limite máximo em termos de tempo, uso de aparelhos e frequência. Competições para estes indivíduos não são recomendadas.

Para os mais jovens o trabalho é mais complicado, pois geralmente as avaliações médicas são dispensadas ou feitas de forma inadequada e por estas razões presenciamos fatos desagradáveis e até fatais ocorridos com jovens que aparentemente eram normais, porém, tinham doenças estruturais no coração as quais poderiam perfeitamente ser diagnosticadas por exame cardiológico adequado. Outro fator agravante é o uso errôneo de substâncias que prometem grande ganho de massa muscular e força. Vários destes produtos já levaram a óbito muitos adolescentes, portanto o uso deles deverá ser abolido. Existem suplementos alimentares de procedência conhecida que podem ser usados. O bom senso nestes casos deverá prevalecer.

Outra dúvida é o tipo de atividade física que devemos praticar. Neste caso, a resposta é: mexa-se! A palavra de ordem é saber que o melhor é não ficar parado! Você pode andar, pedalar, nadar, dançar… A dança, por exemplo, além do condicionamento físico, proporciona bem-estar, equilíbrio e desinibição. Pontos altos para a melhora da tão falada autoestima.

Outra dica importante para avaliar se a quantidade de exercício esta sendo adequada para aqueles que não conseguem tempo para uma academia, é feita através da contagem dos passos. Existe um pequeno aparelho (por sinal barato) que marca os passos dados. Em dias de atividade física programada, a pessoa deve andar o equivalente a 10.000 passos. Explicando: o passo médio tem cerca de meio metro, portanto, esta pessoa andou, em média, 5 quilômetros. A frequência recomendada é de quatro vezes por semana.

Se você ainda não começou a praticar atividade física, faça uma avaliação médica e, se tudo estiver bem, comece a praticar e depois se compare a como era antes. As melhoras serão notáveis.

Se você já é praticante, continue, dê exemplos e incentive! Você pode adquirir saúde com suas atitudes. Esqueça o sofá, lembre-se dele após a prática de atividade física. Sua vida ficará melhor e o seu coração vai agradecer!

 

Fonte: http://www.seucoracao.com.br/artigos/a-importancia-das-atividades-fisicas-para-a-saude-do-coracao/#sthash.cVM8EN3u.dpuf

Pratique exercício físico regularmente, para ter uma vida mais longa e saudável. E nada melhor do que praticar esses exercícios no conforto da sua casa entre no nosso site e confira nossas ofertas: http://shop.athletic.com.br/

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1 Comentário

  1. Mayara Lima

    Perdi 9 kgs em 60 dias com práticas absolutamente naturais. Sem academia, sem remédios. Apenas exercicios aeróbicos e muita água.

    Recomendo a todos, me sinto mulher melhor.

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