Conheça outros sites da Athletic ATHLETIC HOME FITNESS ATHLETIC PROFESSIONAL FITNESS

Artigos e Dicas

16/09/2019 Comente agora 736 Visualizações
* * * * * 1 votos

Os benefícios da vitamina C para o organismo

Entenda as principais vantagens de um consumo rico em vitamina C e tire suas dúvidas sobre o tema.

C

 

Cultivar uma alimentação saudável nos permite viver uma vida mais livre de complicações. Dentre os alimentos recomendados, aqueles que são ricos em vitamina C sempre recebem atenção especial.

 

Crédito da imagem: familyhealthdiary.co.nz

No artigo de hoje, vamos conferir como a alimentação rica em vitamina C pode ser benéfica para o organismo, conferindo até uma lista de alimentos recomendados.

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

O que é vitamina C?

Denominada quimicamente como ácido ascórbico, a vitamina C é um composto solúvel em água (hidrossolúvel) que não é produzido pelo corpo humano.

Desta maneira, a alimentação é a forma mais importante (e fácil) de incluir vitamina C em nossa dieta e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.

 

Benefícios da vitamina C

Não é à toa que a vitamina C é muito indicada para o tratamento de diversas condições que afetam a saúde: ela possui tantos benefícios que chega a ser impossível não querer incluí-la em nossa dieta.

 

Vamos conferir as principais vantagens?

1.   Aumenta a imunidade

Estar com a imunidade em dia é crucial para manter o corpo bem protegido contra as adversidades do ambiente e patógenos que podem ser bastante perigosos.

A vitamina C age estimulando a produção de células muito importantes dentro do sistema imune: os glóbulos brancos. Tais células são capazes de combater organismos estranhos ao corpo e com isso, reduzem as chances de desenvolver infecções e doenças.

Esse é um dos motivos pelos quais a ingestão de vitamina C é muito indicada para quem passa por uma cirurgia. Assim, é possível manter o corpo mais saudável e protegido contra possíveis processos infecciosos.

 

2.   Previne problemas nos olhos

Problemas de visão se tornam ainda mais comuns com o passar da idade. Para prevenir tais complicações, a vitamina C é uma excelente aliada.

O principal motivo de sucesso é que o nutriente é responsável por proteger algumas estruturas essenciais do olho, como a parte interna da retina (mácula). Para ajudar ainda mais, sua ingestão previne algumas doenças, como a catarata.

Com isso, ingerir vitamina C deixa o corpo bem protegido e previne até complicações nos olhos, fazendo com que a visão fique saudável mesmo com o envelhecimento batendo à porta.

 

3.   Ajuda a emagrecer

Além de ser excelente para a saúde, a vitamina C pode até auxiliar na queima de gorduras, sendo uma aliada para quem quer perder peso.

A substância está relacionada com a produção de carnitina, que é essencial no metabolismo e ajuda a queimar as temidas gordurinhas de maneira mais efetiva.

 

4.   Evita o surgimento de complicações cardiovasculares

Pessoas que consomem vitamina C apresentam menores chances de ter derrames, sabia?

Isso acontece porque a substância é capaz de promover maior equilíbrio entre proteínas estruturais, evitando a ruptura de coágulos sanguíneos e a formação de placas que podem entupir artérias.

 

5.   Diminui as chances de desenvolver doenças

Graças a sua ação antioxidante, a vitamina C é responsável por diminuir os riscos relacionados a uma série de doenças sérias, como o câncer.

Sua atividade age contra os radicais livres do organismo e até previne complicações geradas pelo processo de envelhecimento do corpo.

 

6.   Confere resistência aos ossos

Além dos alimentos ricos em vitamina C serem deliciosos, eles também contribuem para a formação de colágeno, uma das proteínas mais importantes de todo o nosso organismo.

Quanto maior a quantidade de vitamina C ingerida, mais estimulada será a produção de colágeno – promovendo seu uso para deixar os ossos, dentes e estruturas corporais ainda mais fortes.

 

7.   Previne quadros sérios de anemia

A anemia ferropriva é um tipo de doença que ocorre quando há deficiência nos suprimentos de ferro do organismo.

Essa doença acaba levando a lentidão, problemas de raciocínio e até mesmo a falta de foco. Em crianças, a falta de ferro pode ser ainda mais grave, comprometendo todo o desenvolvimento da criança – sobretudo do ponto de vista cognitivo.

Desta maneira, ingerir vitamina C é uma forma importante de prevenir tal doença, visto que o composto aumenta a biodisponibilidade de ferro dentro do organismo.

 

8.   Melhora problemas no sistema respiratório

Você com certeza já viu alguém que tomou cápsulas de vitamina C quando estava com gripe, certo?

Essa ação é muito difundida porque a reposição de vitamina C permite que o organismo fique mais forte (do ponto de vista imunológico) e possa prevenir e até combater quadros de gripes e resfriados.

 

E quando ocorre deficiência nesse tipo de vitamina?

Muitas complicações de saúde podem surgir quando nossos estoques de vitamina C não são repostos.

Dentre os principais problemas, podemos citar:

·        Problemas de imunidade – sistema imune enfraquecido;

·        Complicações nas articulações;

·        Inflamações e inchaços, sobretudo nas gengivas;

·        Hemorragias;

·        Problemas no processo de cicatrização do organismo.

O que mais preocupa com relação à deficiência em vitamina C é o surgimento de escorbuto. Essa doença possui como sintomas a maioria dos problemas citados acima e, em casos muito graves, podem levar até ao óbito.

 

Quais alimentos são ricos em vitamina C?

Vamos conferir uma lista com os alimentos mais indicados para quem deseja repor as quantidades de vitamina C do organismo?

·        Laranja;

·        Acerola;

·        Kiwi;

·        Morango;

·        Cranberry;

·        Caju;

·        Pimentão;

·        Brócolis.

Como resultado final, uma alimentação rica em vitamina C pode propiciar benefícios incríveis para toda a saúde, seja em pessoas que precisam melhorar a imunidade ou aquelas que apenas querem manter o organismo em dia.

 

Considerações finais

Alimentos ricos em vitamina C podem ser muito saudáveis e saborosos para a dieta. Para somar ainda mais pontos positivos, eles aumentam a imunidade, previnem uma série de complicações de saúde e podem até ajudar a perder peso com saúde.

Agora que você conferiu quais são as vantagens do consumo de vitamina C e em quais alimentos podemos encontrá-la, que tal incluir em sua dieta e ajudar ainda mais a saúde do organismo?

Compartilhe com seus amigos

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − 3 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>