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Artigos e Dicas

16/10/2018 Comente agora 550 Visualizações
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Uma fruta realmente saudável

Imagem 1.1.

Você já experimentou mirtilo? A frutinha, também conhecida como blueberry, chama a atenção por sua cor, um tom de roxo azulado.

Maçãs, bananas e melancia podem parecer lanches saudáveis, mas devemos ficar cautelosos sobre a ingestão de frutas, pois pode ser carregada de açúcar.

No entanto, existe uma fruta que especialistas concordam que seja perfeita, são os mirtilos.

Rico em vitaminas do complexo B, ácido fólico e ainda pequenas quantidades de vitaminas A, C, E e K, que atuam como antioxidantes. O fruto silvestre ainda tem, em suas particularidades, minerais essenciais para o organismo, como potássio, manganês, ferro e zinco. Além da frutinha ser bem versátil na gastronomia, ainda faz super bem para o corpo. Alguns de seus benefícios:

  • Uma das frutas que tem maior valor antioxidante;
  • Ajuda no combate os radicais livres;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda na prevenção da diabete (tipo 2), câncer, envelhecimento e infecções.

Os mirtilos são ricos em antioxidantes, mas o que exatamente isso significa para a saúde? Eles contêm pelo menos 15 tipos diferentes de antioxidantes potentes que protegem cada sistema do corpo. Os antioxidantes protegem contra danos às células, tecidos e músculos e são importantes para a saúde cardiovascular, a saúde do cérebro e a recuperação do exercício.

Se quer adicionar uma fruta à sua dieta, consuma mirtilos. Eles foram rotulados como um superalimento devido aos seus altos níveis de polifenóis, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a combater a perda de memória e melhora o humor.

Ao contrário de algumas outras frutas, mirtilos realmente podem melhorar os níveis de glicose no sangue e insulina das pessoas. Além disso, eles são baixos em calorias, mas são ricos em fibras e sabor.

Segue duas receitinhas rápidas de fazer com essa maravilha:

SMOOTHIE DE BANANA E MIRTILO

PREPARO: 5minutos

Esse smoothie vai te dar energia para o dia inteiro, além de ser super saboroso!

imagem 1.

INGREDIENTES

  • 200ml de LEITE DE AMÊNDOAS
  • 1 BANANA picada
  • 100 gramas de MIRTILO congelado

MODO DE PREPARO

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.
  2. Aproveite!

 

MOUSSE DE MIRTILO SEM LACTOSE

PREPARO: 5minutos

imagem 2.

 

Ingredientes

  1. 1 xícara de leite de coco (ou outro leite vegetal cremoso de sua preferência)
  2. 1 colher de sopa de araruta para engrossar (pode ser substituída por fécula de batata, amido de milho ou até tapioca!)
  3. ½ xícara de mirtilos
  4. 1 colher de café de essência de baunilha
  5. Stévia a gosto

Instruções

  1. Misture a araruta no leite até dissolver completamente. Bata a com os mirtilos, a essência e a stévia no liquidificador até obter a consistência que você preferir. Eu prefiro bater menos para deixar alguns pedacinhos da fruta. Coloque nas tacinhas e deixe na geladeira por uns 20 minutos para ficar mais consistente. Sobremesa, check!

Observações

  1. Usei a araruta porque o mirtilo solta água e deixa o leite menos cremoso. Se for usar outro ingrediente em pó como cacau, por exemplo, pode descartá-la.

Fonte das receitas: receiteria.com.br/receitas-com-mirtilo/

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