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17/06/2021 Comente agora 316 Visualizações
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5 sinais de que seu corpo está desidratado

Conhecer o seu corpo e entender os sinais que ele envia é de extrema importância.

casal tomando agua

Os Sinais Que o Corpo dá Quando Está Desidratado e precisa urgentemente tomar mais água. Além disso, se formos colocados em uma ilha deserta com água fresca, mas sem qualquer alimento, iriamos sobreviver por até oito semanas. A situação muda drasticamente sem água, no entanto, na maioria dos casos, um ser humano não pode sobreviver mais de 5 dias. Sem água, nossos órgãos começam a se deteriorar e nossos corpos são fechados.
Isso ocorre porque o corpo humano é composto de mais de 60% de água e o cérebro em si quase 85%. Naturalmente, é improvável chegarmos a situação extrema, mas muitos de nós sofremos de várias formas da desidratação em uma base diária. Então, confira:

5 SINAIS DE QUE SEU CORPO ESTÁ DESIDRATADO

sintomas desidratação

1. Mau hálito
“Se você não está produzindo saliva suficiente, você pode ter o crescimento excessivo de bactérias na boca, e um dos efeitos colaterais disso é o mau hálito”, diz o Dr. John Higgins, professor associado de medicina cardiovascular da Universidade do Texas em Houston e o chefe de cardiologia do Hospital Geral Lyndon B. Johnson, em Houston.

2. Pele Seca
“Muitas pessoas pensam que as pessoas que ficam desidratadas ficam realmente suadas, mas, na verdade, à medida que você passa por vários estágios de desidratação, fica com a pele muito ressecada”, diz Higgins, acrescentando que a pele também pode parecer ruborizada.
Quando você aperta a pele de uma pessoa desidratada ela acaba permanecendo na mesma posição, e pode levar algum tempo para retornar à sua aparência normal e plana.

3. Cãibras Musculares
A desidratação é apenas uma causa potencial de cãibras musculares, mas vale a pena considerar se você tiver cãibras durante o exercício, especialmente em clima quente.
“Quanto mais quente você fica, maior a probabilidade de ter cãibras musculares, e isso é resultado de um efeito de calor puro nos músculos. Alterações nos eletrólitos, como sódio e potássio, também podem causar cãibras musculares”, diz Higgins. Mesmo em climas mais frios, a desidratação é possível se você não ingerir líquidos suficientes durante o exercício físico. De acordo com Higgins, os sintomas podem ser mais leves ou mais lentos, mas a desidratação acarreta os mesmos riscos, independentemente da temperatura externa.

4. Dores de cabeça
Mesmo desidratação leve pode causar uma dor de cabeça e até mesmo provocar uma enxaqueca. Como muitas vezes não está claro o que está causando a dor de cabeça, beber um copo cheio de água e continuar a beber mais líquidos durante o dia é uma maneira fácil de aliviar sua dor se, de fato, a desidratação estiver contribuindo para isso.

5. Urina
Uma melhor forma de saber se estamos hidratados é ver a cor da urina. Não é preciso que ela esteja transparente, mas quanto mais clarinha, mais hidratado está o corpo. Quando a urina apresenta aspecto amarelo escuro é sinal de que está passando da hora de beber água”

Dicas para ficar hidratado

seleção de frutas e chás

Quando se trata de ingestão diária de água, o Instituto de Medicina recomenda que a maioria das mulheres receba cerca de 2,7 litros de água por dia (ou cerca de 12 xícaras) e a maioria dos homens recebe cerca de 3,7 litros por dia (ou cerca de 15 xícaras). Esses totais incluem água obtida de alimentos e bebidas como chá, leite e suco de frutas. Aqui estão algumas dicas para obter todos os fluidos que você precisa e evitar a desidratação:

Mantenha sua garrafa de água à mão. “Se estiver ao seu lado, você provavelmente terá o hábito de saboreá-lo sem nem perceber”, diz a especialista em nutrição e colunista da Everyday Health, Johannah Sakimura.
Tempere a água pura. “Se você não gosta de água pura, acrescente um pouco de suco de frutas ou pedaços de frutas frescas ou congeladas”, diz Sakimura.

Experimente chás diferentes. Sakimura recomenda beber chás sem açúcar, que estão disponíveis em muitos sabores diferentes. “Beba chás frutados e gelados durante o dia (com muito gelo se estiver com calor), ou aconchegue-se com uma caneca de chá quente de hortelã ou camomila à noite.”

Faça seus lanches. “Troque lanches secos, como batatas fritas, salgadinhos e bolachas – que têm um teor muito baixo de água – por um petisco refrescante como iogurte que irá fornecer água, bem como uma dose saudável de vitaminas, minerais e fibras ”, diz Sakimura. “Na verdade, algumas frutas e vegetais têm mais de 90% de água – incluindo melão, morangos, melancia (claro), pepino, aipo, alface e verduras, abobrinha, tomate e pimentão”, diz Sakimura.

Desidratação no Idoso

homem negro bebendo água

Os idosos podem estar em maior risco de desidratação por várias razões. Alguns idosos tornam-se cronicamente desidratados se tomam certos medicamentos, como diuréticos, têm uma sensação de sede diminuída, não conseguem beber um copo de água com facilidade ou se esquecem de beber água. A desidratação crônica em uma pessoa idosa pode causar confusão, baixa pressão arterial, tontura e constipação. Se você tiver um parente idoso com limitações de mobilidade ou problemas cognitivos, certifique-se de monitorá-los em busca de sinais de desidratação ou peça aos cuidadores para fazê-lo.

Dicas valiosas que você poderá levar para o seu dia a dia.

Fonte: Tradução e adaptação Redação CDD
Original em Everyday Health

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